Após 7 anos, o Clube Naval está de volta à competição

O Clube Naval aposta na formação de alta competição dos jovens a partir dos 2 anos. Para atingir esse objectivo a secção de natação do Clube Naval conta com os seguintes treinadores:
Elisa Archer – Monitora de adaptação ao meio aquático para crianças entre os 2 anos e os 4 anos,
Esperança Ocuane – Treinadora para crianças entre os 4 e os 7 anos,
Valerio Domingo – Treinador – Alta competição,
Janete Antunes – Treinador – Alta competição
Filipa Lobo – Directora Técnica.

A primeira participação deste ano teve lugar no Campeonato Nacional da Cidade de Maputo, com os seguintes atletas femininas: Melyssa Rocha, Ísis Vasconcelos, Kyara Rocha, Adriana Noivo e Savannanh Weiler, e os atletas masculinos: Yaseen Estanislau, Runi Paulino e Vasco Sampaio.
Sendo o primeiro torneio em que os atletas participaram no exterior e com muitos adversários durante o percurso, os jovens atletas do Clube Naval, já preparados pelos treinadores, não se deixaram intimidar.
No dia 23 de Fevereiro de 2014, teve lugar na piscina de Maxaquene, o torneio Manuel Tomé, nome atribuído em homenagem ao primeiro presidente da Federação Moçambicana de Natação, que muito tem contribuído para a promoção e desenvolvimento da modalidade.

Com o objectivo de melhorar os tempos e estimular o sentido de competitividade, participaram os seguintes jovens nadadores:
Adriana Noivo (10 anos),
Kyara Rocha (10 anos),
Melyssa Rocha (7 anos),
Yassine Estanislau (9 anos),
Runi Paulino (9 anos),
Savannah Weiler (12 anos),
Isis Vasconcelos (8 anos).
Arrecadaram 4 Medalhas de Ouro, 4 de Prata e 3 de Bronze.

Nadador completo
Nos dias 1 e 2 de Março, na piscina de Maxaquene, realizou-se a prova «Nadador completo» que reúne cinco especialidades: 50/100 metros Mariposa, 100 metros Costa, 100 metros Bruços, 100/200 metros Estilo). Todo o grupo de alunos esteve presente. Neste torneio participa o melhor posicionado na tabela do ranking de cada escalão, num conjunto de 5 especialidades, elegendo assim o nadador completo de cada escalão.
Os nadadores são obrigados a participar em cinco provas a pontuar.

Qual é o balanço geral da equipa técnica?
“É um balanço muito positivo. Ao fim de 4 anos a formar os atletas, estou satisfeita, vejo o resultado de todo o esforço ao longo destes anos de formação. Tive que ser persistente.
A aliança do projecto com Filipa Lobo, trouxe uma mais valia para o Clube Naval, criando dinamismo e uma motivação para os utentes e para os atletas. Dado uma base forte para um futuro melhor de atletas de alto rendimento.
Esta nossa participação nos torneios ajudou a fornecer dados para que possamos avaliar o trabalho seqüencial efetuado ao longo dos treinos, ajudou nos ainda a proporcionar aos nossos atletas um agradável convívio e incentivando-os a melhorar as suas marcas pessoais.
De referir também que o Clube Naval disponibiliza agora hidroginástica e natação para bébés (a partir dos 6 meses de idade até aos 36 meses).”

Comments are closed.