No dia 13 de Fevereiro o Clube Naval de Maputo completou 100 Anos de existência.
Nesta data a Direcção do Clube oficialmente dirigiu um protocolo que determinou o inicio das actividades comemorativas do Centenário do Clube Naval, destacando uma série de actividades para o mês de Março:
• Regata dos 100 Anos nos dias 9 e 10 de Março,
• Exposição fotográfica de Kok Nam no dia 13 de Março,
• e Jantar de Gala no dia 22 de Março.
Na ocasião, João Raposeiro, Presidente da Assembleia Geral ilustrou os momentos mais importantes do Clube Naval, desde a sua génese em 1913, com o nome de Grémio Náutico de Lourenço Marques, numa época em que foram também criados por iniciativa da comunidade inglesa local dois outros clubes virados à pratica de desportos náuticos: o ‘Lourenço Marques Yachting Club’ e o ‘Delagoa Bay Swimming Club’.
Em 1938, o Grémio Náutico alterou sua designação para Clube Naval de Lourenço Marques.
Nas décadas 1950, 1960, 1970, o Clube Naval formou os melhores velejadores, remadores e pescadores que Moçambique conheceu.
Ficou memorável a participação de ume equipa de Moçambique na Ia Regata Cidade do Cabo – Rio de Janeiro, em 1971.
Desde 2003, o Clube Naval tem marcado anualmente a sua participação na Regata Vasco de Gama entre Durban e Maputo.
No decurso de sua historia centenária o Clube Naval foi um dos principais promotores dos desportos náuticos e de outras modalidades desportivas no país, tendo promovido e lançado no desporto de alta competição inúmeros atletas que representaram o Clube e o país em competições nacionais e internacionais.
A comemorar o Centenário e com mais de mil sócios, o Clube Naval é o mais antigo clube em actividade em Moçambique. Ao longo de 2013, diversas actividades serão organizadas para comemorar esta data.