Realizou-se mais um Torneio Nacional de Judo, que desta vez decorreu no Clube Naval de Maputo e onde vários atletas e instrutores do Clube Naval foram medalhados.
Resultados:
Nome Classificação
Beatriz Neves 1˚ Lugar
Tomás Teixeira 1˚ Lugar
David Bernardo 1˚ Lugar
Artur carlos 1˚ Lugar
Edson Madeira 1˚ Lugar
Runi Paulino 2˚ Lugar
Artur Junior 2˚ Lugar
Narciso Matos 2˚ Lugar
Beatriz Ferreira 3˚ Lugar
Vanessa Major 3˚ Lugar
Kevin Loforte 3˚ Lugar
O Clube Naval entrevistou Edson Madeira, treinador e atleta do Clube.
Edson, está satisfeito com os resultados?
“Penso que o resultado é só mais um dado adquirido para esta prova pois os atletas não tinham qualquer tipo de pressão e o importante era fazer rodagem. Contudo, penso que o que mais queria deles era atitude e isso foi patente. De momento temos atletas em todas as categorias da selecção, o que faz dos nossos objectivos satisfatórios até ao momento.”
Qual o balanço que faz da equipa técnica?
“A Equipa técnica, neste caso eu,tenho estado a trabalhar com os atletas 2 vezes por dia, 5 dias por semana, o que faz com que eles gradualmente consigam aliar a parte técnica da força e a parte psíquica. Para isso, contamos com a precisa ajuda de uma psicóloga, a Khaty Jamice que tem vindo a trabalhar com os nossos atletas a custo zero.”
Quais as perspectivas para o próximo campeonato?
“Os nossos atletas cadetes e juniores terão este ano os jogos africanos da juventude no Botswana, os jogos da CPLP em Luanda, os Jogos do Scasa no Zimbábue e, se tudo correr bem, poderão qualificar-se para os jogos olímpicos da juventude que irão realizar-se na China em Nyanging. Por isso os atletas tem que ter em mente que são metas e que cada campeonato poderá abrir a porta para um outro. Penso que será possível qualificar algum atleta para os jogos olímpicos da juventude.
Meus objectivos pessoais como atleta de alta competição, são, neste momento, preparar-me para o campeonato de África que irá decorrer nas Maurícias de 24 a 28 de Junho. Para tal, vou fazer uma “tournée” pela Europa a fim de estar a 100% para o Africano e depois terei os Jogos da Commonwealth na Escócia e Mundial na Rússia.”